Suplementação para atletas de luta



A arte marcial sem dúvida é uma das modalidades esportivas mais desgastante e que, quando praticada em alta intensidade, exige do atleta excelente condicionamento físico e boa nutrição.


Atletas de luta precisam de três fatores básicos para a performance: energia, força e rápida recuperação entre as atividades. Mediante estas particularidades e através da criteriosa observação do metabolismo do esportista, é possível elaborar uma estratégia suplementar precisa para praticantes desta modalidade.


Para os atletas profissionais que acompanho, dois deles inclusive lutando o UFC, procuro elaborar a suplementação visando a recuperação entre os treinamentos. Estes atletas de elite costumam realizar treinos em sequência, como por exemplo, treino técnico de jiu jitsu das 8hs às 10hs e musculação das 10,30hs às 11,30hs. Neste caso, entre o intervalo das atividades, se torna impossível a alimentação sólida e os suplementos alimentares podem ser fundamental para a adequada recuperação física do atleta.


Embora tenha utilizado como exemplo atletas que lutam o UFC, esta rotina de treinos sequenciais é muito comum no dia a dia de esportistas não profissionais, como o empresário que gosta de luta e musculação por exemplo. Muitas vezes, estes indivíduos terminam sua jornada de trabalho às 19hs e se dirigem diretamente para o ginásio de esportes. Lá, realizam o treino de musculação e na sequência o treino de lutas, necessitando assim, das mesmas técnicas nutricionais utilizadas em atletas de elite.


Após ajustada a rotina alimentar do atleta e/ou esportista para toda às 24 horas do dia, é hora de organizar a inclusão dos suplementos alimentares nos momentos pontuais. Claro que as substâncias, bem como as quantidades variam de indivíduo para indivíduo, porém, de modo geral, a estratégia abaixo demonstra ser extremamente eficiente:


20 minutos antes do treino 1: 30g. de Palatinose + 1.000mg. de Taurina + 2.000mg. de Citrulina + 2.000mg. de Beta alanina;


Entre treino 1 e 2: 10g. de Palatinose + 20g. de Mix de Carboidratos (Waxy Maize + Ribose) + 10g. de BCAA;


Imediatamente após o treino: 30g. de Mix de Carboidratos + 2.000mg. de HMB + 35mg. de Cafeína + 2.000mg. de Acetyl L-Carnitina + 30g. de Mix de Proteínas + 10g. de Glutamina.


Da mesma forma que abastecer um Fusquinha com combustível de foguete provavelmente explodirá o Fusquinha, suplementar um esportista que treina de forma submáxima ou que não faz dieta, o deixará sentado na privada jogando fora a suplementação ingerida!


Antes de toda estratégia suplementar, está o plano alimentar e o plano de treinamento. Portanto, consulte sempre o profissional nutricionista e o educador físico para elaborar todo o planejamento e ótimos treinos. Oss!

#luta #suplementação #atletas

Posts Em Destaque
Posts Recentes