AVEIA, vale a pena consumir.

September 20, 2017

 

Os alimentos funcionais apresentam não apenas um composto ativo ou nutracêutico, mas são considerados desta forma por um conjunto de características que envolvem compostos ativos, vitaminas, minerais, fibras, que os tornam funcionais.

Dentre estes alimentos funcionais, a aveia tem importante papel por possuir alta qualidade nutricional, sendo fonte de proteínas e lipídios como ácido oleico e lin...oleico, vitaminas antioxidantes e fibras solúveis como as β-glucanas.

As funções benéficas da aveia incluem:
• Redução significativa da concentração plasmática de colesterol total e LDL — colesterol em humanos hipercolesterolêmicos, pela ação das β-glucanas, responsáveis pelo aumento da síntese de ácidos biliares e redução da absorção do colesterol alimentar;
• Efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon;
• Diminuição da absorção da glicose, favorecendo o controle da glicemia em diabéticos.

As β-glucanas são polissacarídeos lineares, consideradas fibras solúveis compostas por glicose ligadas por ligação β-1,4 e β-1,3, o que as tornam não digeríveis pelas enzimas do trato digestório.

A aveia produzida no Brasil possui alta concentração de β-glucanas, sendo que o farelo de aveia apresenta concentração significativamente maior de β-glucanas em relação a outras formas de processamento.
Atualmente, o farelo de aveia é considerado o alimento disponível no mercado com maior teor de β-glucanas e, portanto, um dos alimentos com ação mais potente em relação à diminuição da concentração de colesterol total sanguíneo.

Em 1997, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou a regulamentação que permite que produtos de aveia integral possam trazer em seus rótulos apelo de benefício à saúde, relacionando seu consumo à redução do risco de doenças cardíacas. Entretanto, para que este alimento tenha o efeito benéfico, deve-se ingerir cerca de 3g/dia de β-glucanas, o que seria o equivalente a 40g de farelo de aveia ou 60g de farinha de aveia por dia.

A ANVISA considera a aveia um alimento funcional mediante a seguinte alegação: "Dietas ricas em aveia ou farelo de aveia e pobres em gordura saturada e colesterol podem reduzir o risco de doenças coronárias.

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