Fatores que podem atrapalhar o sono.

September 3, 2019

A falta de uma boa noite de sono está associada a uma infinidade de problemas de saúde como aumento da inflamação, déficit de atenção e foco, diminuição na produção de testosterona, piora na sinalização de insulina e problemas cardiovasculares.

 

Apontarei abaixo 5 fatores que podem prejudicar o seu sono. Evite-os e durma melhor!

 

1-  Ambiente muito claro – A luz ajuda a regular o relógio biológico humano, principalmente através da melatonina. A luz azul – produzida tanto pelo sol quanto também pelas telas de aparelhos celulares, de TV e computadores podem interromper a produção de melatonina e dificultar o sono. Portanto, prepare um ambiente escuro para repousar e, deixe de lado a utilização de aparelhos eletrônicos nas últimas horas do dia.

 

2- Ambiente barulhento – Procure garantir o silêncio no ambiente de repouso. Nem todos os ruídos tem o mesmo impacto nas pessoas, enquanto para alguns o simples barulho do ar condicionado funcionando já pode ser um problema, para outros, apenas barulhos mais repentinos como pessoas conversando e avião decolando, por exemplo, pode gerar stress e prejudicar o sono.

 

3- Excesso de calor – A temperatura corporal elevada tem sido associada à insônia, portanto se o seu quarto estiver muito quente, a ponto de elevar sua temperatura corporal central, pode provocar uma diminuição na qualidade do seu sono. Dormir com a janela aberta ou utilizar ventilador / ar condicionado silenciosos podem resolver este problema.

 

4- Excesso de álcool – Embora o álcool promova relaxamento e, em um primeiro momento ajude a adormecer, o seu uso de forma crônica pode prejudicar a qualidade do sono. Evite excessos e jamais utilize o álcool como auxílio para dormir, evitá-lo após o jantar pode ser uma boa estratégia para dormir melhor.

 

5- Excesso de cafeína – Seu uso é seguro e repletos de benefícios, porém, a cafeína pode bloquear diferentes receptores de adenosina no cérebro, mantendo-o em estado de alerta e prejudicar seu início do sono. Evite consumi-la ao menos 6 horas antes de deitar-se.

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Atenção Nutricional em Vegetarianos

June 1, 2018

1/8
Please reload

Posts Recentes

August 16, 2019

January 18, 2019

April 15, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags